INTERNACIONAL:Novo decreto sobre direitos humanos ajuda a estabelecer mecanismos de proteção eficaz, dizem os especialistas

 NUR-SULTAN - O Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, assinou um decreto “Sobre novas medidas de direitos humanos no Cazaquistão” em 9 de junho, informou Akorda - o serviço de imprensa.

“Uma etapa importante da modernização política é a continuação da implementação de medidas concretas no campo dos direitos humanos. Um decreto correspondente foi assinado hoje. O governo foi instruído a adotar um Plano de Ação Urgente para sua implementação”, disse Tokayev em sua página oficial no Twitter.

De acordo com o decreto, o plano de ação prioritária em direitos humanos inclui medidas para melhorar os mecanismos de cooperação com os órgãos dos tratados das Nações Unidas (ONU) e o Conselho de Direitos Humanos da ONU, bem como aumentar a proteção dos direitos das vítimas de tráfico de pessoas e dos cidadãos com deficiências.

A eliminação da discriminação contra as mulheres, a proteção da liberdade de associação, a liberdade de expressão e a liberdade de viver e a ordem pública são apontadas como áreas prioritárias. Além disso, o aumento da eficiência da interação com as organizações não governamentais e a divulgação da agenda dos direitos humanos no sistema de justiça criminal para a prevenção da tortura e maus-tratos também estão incorporados ao plano.

Em seu canal no Telegram, o assessor do Presidente Cazaque Erlan Karin refletiu sobre as reformas anteriores de direitos humanos iniciadas por Tokayev, incluindo a abolição da pena de morte no final de 2019. Karin apontou um foco consistente na importância dos regulamentos contra cyberbullying, tráfico humano, tortura, má conduta de funcionários em instituições penitenciárias e discriminação de gênero em discursos sobre o estado da nação de Tokayev e reuniões com o Conselho Nacional de Confiança Pública.

“O significado deste decreto reside no fato de que, com a sua ratificação, o tema dos direitos humanos é finalmente incorporado como uma das prioridades básicas da política de Estado. A implementação de todas as disposições consagradas no decreto de hoje promoverá uma modernização abrangente da esfera dos direitos humanos e se tornará nosso próximo passo para a construção de um estado justo e progressista”, disse Karin.

O Presidente da Carta do Fundo Público de Direitos Humanos Zhemis Turmagambetova afirmou que a relevância da questão dos direitos humanos e que o decreto apresenta uma oportunidade de transformar a questão de um problema abstrato em uma questão prática com soluções eficientes. De acordo com Turmagambetova, o sistema legislativo atual precisa de modernização e reformas para torná-lo mais bem estruturado.

“É a vez do governo desenvolver planos para a implementação do decreto. Deve seguir claramente os princípios de um governo responsivo. Esse processo deve ocorrer em uma parceria construtiva entre agências governamentais e a sociedade civil, especialistas e cientistas nacionais e internacionais. A sociedade civil tem algo a contribuir para o assunto”, disse Turmagambetova.

O Embaixador Geral para os Direitos Humanos no Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão, Usen Suleimen, observou a relação direta entre o desenvolvimento dos direitos humanos e a competitividade econômica de um país no mercado global. A proteção dos direitos humanos garante um ambiente econômico estável de baixo risco para potenciais investidores estrangeiros.

“O passo dado pelo presidente é uma importante decisão estratégica que visa fortalecer o lado econômico do desenvolvimento do Cazaquistão. Podemos esperar o fortalecimento das relações econômicas com os países da Europa, América e Ásia, levando à formação de uma poderosa economia regional. No entanto, depende muito da implementação do plano de ação e do diálogo com a sociedade civil”, disse Suleimen.

O decreto entrou em vigor após a sua assinatura e a sua implementação será monitorizada e fiscalizada pela Administração do Presidente da República. Os resultados do plano de ação devem ser discutidos anualmente no dia 25 de janeiro.

 AIZADA ARYSTANBEK

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internacional:Embaixada da Índia comemora o tradicional festival Diwali

Internacional: Diplomacia turca em Brasilia comemora os 100 anos da,República

Portugueses reagem à fala de Dino sobre Portugal ter roubado ouro do Brasil com mais xenofobia